Importância Clínica dos Testes de Anemia

Vitamina B12 ativa (AB12):
O teste de vitamina B12 ativa é empregado tipicamente para auxiliar no diagnóstico e tratamento da deficiência da vitamina B12 (8). O teste de vitamina B12 ativa mede a holotranscobalamina (holoTC) no sangue. A HoloTC é o resultado da ligação da vitamina B12 (cobalamina) com a proteína transcobalamina, que transporta a vitamina B12. A HoloTC também é conhecida como vitamina B12 ativa porque é a única forma da vitamina B12 que pode ser absorvida pelas células do organismo.
As causas da deficiência de vitamina B12 incluem quantidades insuficientes de vitamina B12 na dieta, doenças que causam a má absorção da vitamina (doença de Crohn), a falta de fator intrínseco (a proteína que ajuda o intestino a absorver a vitamina B12), produção anormal de calor e gravidez7.

 

Eritropoietina:
O teste de eritropoietina mede a quantidade do hormônio chamado eritropoietina (EPO) no sangue. Este teste pode ser empregado para ajudar a determinar a causa da anemia, policitemia (contagem elevada de hemácias) ou outras doenças da medula óssea.
Uma alteração nos hemácias (eritrócitos) afeta a liberação de EPO. Por exemplo, pessoas com anemia apresentam um número muito baixo de hemácias, então é produzida uma quantidade maior de EPO. Níveis mais elevados de EPO podem ser devidos à policitemia secundária, um excesso de produção de hemácias que ocorre em resposta a um evento, como baixos níveis sanguíneos de oxigênio. Isto pode ocorrer em altas altitudes, ou raramente, devido a um tumor que libera EPO3. Níveis de EPO abaixo do normal podem ser observados na insuficiência renal crônica, anemia devido a doenças crônicas ou na policitemia vera 3.

Ferritina:
A determinação da ferritina ajuda no diagnóstico de doenças que afetam o metabolismo do ferro, tais como a hemocromatose (sobrecarga de ferro) e na anemia por deficiência de ferro. O teste de ferritina tipicamente é pedido para a avaliação da quantidade de ferro no organismo. Às vezes o teste é pedido juntamente com um teste de ferro e um hemograma completo para detectar a presença e avaliar a gravidade da deficiência ou sobrecarga de ferro4.
A deficiência precoce de ferro não causa quaisquer efeitos físicos. Se uma pessoa é saudável, os sintomas raramente aparecem antes da hemoglobina no sangue cair abaixo de certo nível (10g por decilitro). O teste de ferritina pode ser pedido juntamente com outros testes de ferro quando um teste rotineiro de hemograma completo identificar que os níveis de hemoglobina e hematócrito estão baixos e que as hemácias estão menores e de cor mais pálidas do que o normal (microcíticas e hipocrômicas). Estes estados sugerem anemia por deficiência de ferro, mesmo embora outros sintomas clínicos ainda não tenham se desenvolvido4

Folato:
O folato, juntamente com a vitamina B12, é normalmente pedido para detectar deficiências e para ajudar a diagnosticar as causas de certas anemias. Nos pacientes tratados por deficiências conhecidas de vitamina B12 e folato, estes testes serão ocasionalmente pedidos para monitorar a eficácia do tratamento. Isto é especialmente aplicável naqueles que não conseguem absorver adequadamente a vitamina B12 e/ou folato e precisam de um tratamento contínuo pelo resto da vida4.
Os testes de folato e vitamina B12 também podem ser pedidos para ajudar no diagnóstico quando uma pessoa apresenta um estado mental alterado ou outras alterações comportamentais, principalmente em idosos. O teste vitamina B12 e folato podem ser pedidos isoladamente ou juntamente com outros testes de triagem laboratorial (anticorpo antinuclear, proteína C-reativa (CRP), fator reumatoide, hemograma total e testes bioquímicos para ajudar a estabelecer as razões do por quê uma pessoa apresenta sintomas de neuropatia4.
Os níveis de folato sérico podem variar de acordo com a ingestão dietética. As hemácias podem armazenar 95% do folato circulante, assim a determinação do nível de folato nas hemácias pode ser usado para ajudar a detectar uma deficiência. Alguns médicos acreditam que o teste de folato em hemácias é clinicamente mais relevante do que o folato sérico, mas não há um acordo unânime sobre tal fato4.

Homocisteína:
Os testes de homocisteína ajudam a determinar se uma pessoa apresenta deficiência de folato ou vitamina B12. A concentração da homocisteína pode estar elevada antes dos níveis de vitamina B12 e folato ficarem anormais. Os médicos podem recomendar testes de homocisteína em pacientes desnutridos e em idosos, que frequentemente absorvem menos vitaminas B12 em suas dietas, e para os viciados em drogas ou álcool4.

Ferro:
A determinação do ferro sérico mede a quantidade de ferro circulante que está ligado à transferrina. O estado do ferro no organismo pode ser avaliado pedindo-se um ou mais testes para determinar a quantidade de ferro no sangue, a capacidade do sangue transportar o ferro e a quantidade de ferro armazenado. Os testes também podem ajudar a diferenciar as várias causas da anemia. Estes testes frequentemente são pedidos juntos, os resultados de cada teste podem ajudar o médico a determinar a causa da deficiência e/ou sobrecarga de ferro4.
O ferro também é medido para verificar o estado nutricional geral e para ver se a administração de ferro e o tratamento nutricional estão ajudando.

Folato nas Hemácias:
O folato nas hemácias é a determinação do armazenamento do folato no corpo, também chamado de ácido fólico. Um baixo nível de folato nas hemácias significa uma deficiência de folato. O folato é importante para a produção normal de células sanguíneas e na prevenção de defeitos do tubo neural tais como espinha bífida em bebês ainda por nascer de mulheres grávidas que tiveram uma ingestão insuficiente de folato.
O teste de folato em hemácias pode ser pedido se um paciente é suspeito de ter anemia, principalmente da variedade macrocítica, onde as hemácias sofrem aumento de tamanho6.

Receptor Solúvel de Transferrina (STIR)
Os receptores solúveis de transferrina são proteínas encontradas no sangue que podem estar elevadas na deficiência de ferro. O sTRI mede a quantidade de receptores solúveis de transferrina para ajudar a detectar e a avaliar a deficiência de ferro e ajudar no diagnóstico de anemia por deficiência de ferro (anemia ferropriva)4.
O teste de sTIR é útil na detecção de anemia ferropriva e na diferenciação desta anemia da anemia causada por doença crônica ou inflamação. Geralmente o teste de ferritina é usado para avaliar a quantidade da reserva de ferro no organismo e para ajudar a diagnosticar a anemia por deficiência de ferro. Entretanto, o nível de ferritina pode estar elevado quando uma pessoa tem uma inflamação ou doença crônica, tais como distúrbios autoimunes e alguns tipos de câncer. Para estes estados patológicos, o teste de ferritina não é útil, e um teste de receptores solúveis de transferrina pode ser pedido4.

Capacidade total de ligação do Ferro (TIBC)
O teste de capacidade total de ligação do ferro (TIBC) geralmente é medido para se avaliar a capacidade do organismo de transportar ferro no sangue. TIBC mede todas as proteínas no sangue que estão disponíveis para se ligarem ao ferro, incluindo a transferrina. Considerando que a transferrina é a principal proteína que se liga ao ferro, este teste é uma boa determinação indireta da transferrina4. O organismo produz transferrina em relação à necessidade de ferro. Quando os estoques de ferro estão baixos, os níveis de transferrina sobem e vice versa. Em indivíduos saudáveis, cerca de um terço dos sítios de ligação de transferrina são utilizados para transportar ferro.

Vitamina B12:
O teste de vitamina B12 é utilizado principalmente para diagnosticar a causa de anemia ou neuropatia, para avaliar o estado nutricional ou para monitorar a eficácia do tratamento para a deficiência de vitamina B12 ou folato4.
O teste de vitamina B12 é realizado mais frequentemente quando outros testes sanguíneos sugerem uma patologia denominada anemia megaloblástica. A anemia perniciosa é uma forma de anemia megaloblástica causada pela má absorção da vitamina B12. Isto pode ocorrer quando o estômago fabrica uma quantidade menor da substância que o organismo necessita para absorver adequadamente a vitamina B127.

3 www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency
4 www.labtestsonline.org
5 http://en.wikipedia.org/wiki/Hemopexin
6 http://healthengine.com.au/info/Red_Cell_Folate_Test
7 http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/003705.htm
8 http://www.axis-shield.com/active-b12/