Para pacientes alérgicos

Descubra informações úteis para compreender melhor as alergias. Caso não tratadas, elas podem evoluir para outras doenças.


Como as alergias afetam nossas vidas

Você deve conhecer alguma criança que sofre com alergia. Talvez seja seu próprio filho. Normalmente, você vai encontrar os seguintes sintomas:

• Coriza
• Dificuldade de respiração
• Reação a um alimento específico

Cinquenta milhões de americanos têm alergias e, no resto do mundo, 22% da população é afetada. Embora muitos pacientes tenham sintomas de alergia, poucos fazem testes para saber a sua causa. Ainda assim, o potencial das alergias que podem progredir para asma é bem documentado.

Em apenas 14 anos, os casos de asma aumentaram em 160% nos EUA entre crianças de 0 a 4 anos de idade1. As crianças são especialmente propensas, já que aquelas que têm inflamação no ouvido (otite média) ou diversas formas de eczema (dermatite atópica) podem, por fim, ser diagnosticadas com alergias que resultem em asma.

Frequentemente, as alergias são hereditárias. As chances de uma criança ter alergia aumenta quando um ou ambos os pais têm alergia. Crianças com suspeita de alergias devem ser avaliadas por um exame físico, histórico clínico e diversos testes. A avaliação deve incluir teste específico de IgE (um anticorpo específico) para determinar a causa da alergia. Recomenda-se que crianças com menos de dois anos de idade sejam testadas com anticorpos específicos para os alérgenos alimentares mais comuns e, quando estiverem mais velhas, testadas para alergias inalantes.

Além disso, na idade adulta, você pode ser uma das milhões de pessoas que sofrem de alergias. Entre os tipos mais comuns estão a alergia a pólen, ácaros, animais de estimação, mofo e alimentos - todos eles podem causar reações pela primeira vez na idade adulta, causando, frequentemente, fadiga, distúrbios do sono e confusão mental. Um diagnóstico preciso é essencial para melhorar sua saúde.

1: http://medicineworld.org/medicine/allergy/allergy-statistics.html 



Testes de Alergia da Siemens*

O ensaio 3gAllergy™ é um teste alérgeno-específico de terceira geração que auxilia os médicos no diagnóstico e tratamento precoce de alergias. O teste entrega resultados rápidos e confiáveis para ajudar os médicos a identificar, monitorar e orientar os pacientes com doenças alérgicas. É uma alternativa mais simples ao teste de puntura tradicional e não oferece risco de reação grave. Peça um teste sanguíneo 3gAllergy mais simples ao seu médico.



A progressão de alergias para doenças mais sérias

A marcha alérgica2 é uma série de doenças alérgicas que seguem uma trajetória razoavelmente definida com a idade do paciente.
 

• Tipicamente, o eczema acontece entre o nascimento e 3 meses de idade.
• Problemas gastrointestinais relacionados a alérgenos alimentares são geralmente observados no segundo ano.
• A rinite alérgica e outras condições das vias respiratórias superiores devido à inalação de alérgenos, geralmente acontecem entre 3 e 7 anos de idade.
• Otite média recorrente ou infecções do ouvido médio acontecem entre as idades de 3 e 7 anos.
• A asma é geralmente diagnosticada entre as idades de 7 e 15 anos.

 

 

2: Sasai K, et al. J Periatr. 1996;128:834-40

 



A Siemens e a Walt Disney Company aumentam a conscientização acerca das alergias

A Siemens Healthineers e a Disney apresentaram um livro infantil às comunidades de médicos e laboratórios clínicos para educar crianças e pais sobre o diagnóstico e tratamento de alergias. Mickey e o Gigante Atchim! apresenta a história de Mickey Mouse e seu amigo Willy, o gigante, que desenvolve uma reação alérgica. Um teste sanguíneo simples ajuda a identificar os alérgenos que desencadeiam a reação alérgica de Willy para que ele possa voltar a suas atividades ao ar livre.

 

O livro foi criado pela Siemens e Disney como parte de uma aliança corporativa que utiliza a narrativa Disney para ajudar as crianças a entender os problemas de saúde. Anteriormente, as empresas colaboraram em um livro chamado "Three Cheers for Bunny's Ears", que apresenta um novo personagem, chamado Bunny, que tem perda de audição. Os amigos de Bunny do Clube do Mickey a ajudam apresentando-a a um audiologista, que lhe dá aparelhos auditivos. Contos como estes ajudam as crianças a aceitar seus próprios problemas de saúde ou a entender como elas podem ajudar outras pessoas que podem estar afetadas.

Experience our interactive story: Mickey and the Giant Kachoo!


 

FAQ – Perguntas frequentes:
Uma simples visão global da alergia

 


O que é uma alergia?

A alergia é uma reação anormal a uma substância normalmente inofensiva (alérgeno).

Dependendo da alergia, as reações ocorrem sazonalmente ou ao longo do ano. Se você é alérgico, você produz muitos anticorpos IgE em resposta a uma substância estranha (alérgeno). Quando os anticorpos IgE reagem com um alérgeno (substância à qual você é alérgico), seu corpo libera substâncias químicas que causam sintomas alérgicos específicos.

 



Quais os tipos de alérgenos existentes?

Existem muitos elementos (alérgenos) que podem desencadear uma reação alérgica, como alimentos, animais, poeira, insetos, árvores, ervas daninhas, pólen, mofo e medicamentos.

 

Existem duas principais classes de alérgenos:

Alérgenos ambientais, que podem ocorrer por contato ou, mais comumente, inalados, como, por exemplo, os alérgenos sazonais como o pólen e a poeira.

Alérgenos alimentares, com os quais você pode entrar em contato, inalar ou ingerir e que podem desencadear uma resposta alérgica.



Quais são os sintomas típicos da alergia?

Os sintomas da alergia são muito abrangentes. Eles podem se apresentar na forma de irritação da pele, inchaço no rosto, lábios ou língua, caroços na pele com coceira (urticária), tosse, dor de cabeça, náusea, febre do feno (rinite alérgica), ou choque anafilático com risco de vida. A resposta alérgica pode afetar uma ou muitas partes do corpo.

Sintomas alérgicos graves são caracterizados por seu início rápido. Podem começar com uma coceira leve nos olhos e progredir dentro de minutos para sintomas graves como tontura ou dificuldade para respirar ou engolir. Nestes casos, você deve procurar auxílio médico o mais rápido possível.

Sintomas alérgicos leves podem não ser tão facilmente reconhecidos. Sintomas leves podem se manifestar como sintomas crônicos ou irritações, como um inchaço leve das mucosas, erupções cutâneas, corrimento ocular ou nasal e espirros.

 

Tratar estes sintomas crônicos mais leves pode ter um impacto igualmente relevante para a sua saúde e estilo de vida ou a de seus filhos.

Sintomas alérgicos também podem progredir durante a sua vida ou a de seus filhos. Por exemplo, há relatos de alergias não tratadas em crianças que progrediram para asma na idade adulta.

Formas comuns de manifestações alérgicas em bebês e crianças:

• Sintomas gastrointestinais
• Dermatite atópica
• Sibilo recorrente

Em crianças mais velhas:

• Rinite alérgica (às vezes chamada de febre do feno)
• Asma brônquica
• Conjuntivite
• Otite média (infecção do ouvido médio)



Quem pode desenvolver uma alergia?

 

Qualquer pessoa! As alergias não se limitam a grupos com idades específicas, localizações geográficas ou gênero. A tendência a alergias é hereditária. Mas você não tem que nascer com uma alergia para ser alérgico. Você pode se tornar alérgico de repente a algo que nunca tinha sido um problema. Em geral, relata-se que uma em cada seis pessoas tem alguma alergia.

 

Se você ou seu filho têm sintomas parecidos com alergia e você quer controlá-lo, é importante procurar ajuda médica e diagnosticar seus sintomas alérgicos.

 



Quando crianças devem ser testadas para alergias?

 

Crianças que apresentam sintomas alérgicos graves, persistentes ou recorrentes ou que requerem tratamento de longo prazo devem ser testadas para alergia, independentemente da idade. Um histórico familiar de alergias (um ou ambos os pais) deve ser considerado como um fator de risco.

Host A, Andrae S, Charkin S, Diaz-Vazquez C, Dreborg S, Eigenmann PA, et al. Allergy testing in children: why, who, when, and how? Allergy 2003;58:559-69.

 



Como saber se você tem alergia?

Existem testes de alergia disponíveis que, juntamente com um histórico clínico detalhado e exame físico, ajudam você e seu médico a encontrar a resposta.
Tradicionalmente, são recomendados os testes de puntura para diagnosticar suas alergias. Estes testes, na verdade, induzem uma reação alérgica injetando os alérgenos sob a pele. As reações alérgicas induzidas podem ter efeito duradouro e ser bastante incômodas para você ou para o seu filho e também apresentam risco de induzir reações alérgicas mais graves.
Como alternativa ao teste de puntura, a Siemens Healthineers disponibiliza no mercado o ensaio 3gAllergy, que permite que uma ampla gama de testes de alergia sejam feitos com apenas uma amostra de sangue. 

Peça ao seu médico o 3gAllergy.

 

Vantagens de um teste sanguíneo simples:
• Conveniência e conforto em relação a outras opções
• Sem reações duradouras de irritação cutânea
• Sem risco de reações alérgicas graves
• Sem a necessidade de interromper os medicamentos para alergia antes do teste
• Um número mínimo de visitas ao consultório para o diagnóstico

 

Se seus sintomas são devidos a alergias, o teste sanguíneo 3gAllergy, mais um histórico detalhado, ajudam o seu médico a decidir:
• quais alérgenos podem estar causando seus sintomas;
• quais etapas de tratamento são mais adequadas.



Como ensinar meus filhos sobre alergias?

Em parceria com a Disney, nós criamos um livro do Clube do Mickey Mouse, Mickey e o Gigante Atchim! para ajudar a conversar sobre alergias com o seu filho. Descubra a mágica de uma saúde melhor.



Como as alergias são tratadas?

Seu médico irá desenvolver um programa de tratamento específico usando os resultados do teste 3gAllergy, seu histórico médico, resultados dos exames físicos e quaisquer outros testes que sejam úteis.

Elimine as causas de alergia no seu ambiente pessoal.

Às vezes, a melhor cura para uma alergia é simplesmente remover a causa. Dependendo da sua alergia, você pode precisar:
• controlar a poeira na casa com filtros;
• evitar alimentos que causam alergias;
• limitar atividades ao ar livre durante períodos de produção intensa de pólen;
• minimizar a exposição a certos animais.

 

Use medicamentos prescritos. A prescrição eficaz de fármacos pode reduzir seus sintomas alérgicos com poucos efeitos colaterais. Sempre consulte seu médico antes de iniciar qualquer medicação.

Faça imunoterapia. A imunoterapia pode reduzir a sensibilidade ao pólen, poeira, esporos de mofo e caspa de animais. Este tratamento possibilita que o paciente desenvolva tolerância a uma variedade de alérgenos através de injeções regulares do alérgeno por um médico.



O que perguntar aos médicos sobre testes sanguíneos? Como iniciar a conversa?

Passo 1 – Informe o seu médico caso você ou seu filho tenha suspeitas de alergia. Forneça um histórico detalhado sobre quando e onde os sintomas da alergia começaram e seja o mais específico possível sobre a cronologia e os eventos.

 

Passo 2 - Uma vez que seu médico tenha um histórico clínico detalhado, ele irá diagnosticar o que está causando a alergia. Seu médico pode oferecer opções para o teste cutâneo de puntura e/ou sanguíneo.

Passo 3 - Se ele oferecer apenas o teste de puntura e você não quiser passar pelo incômodo e inconveniência deste teste, pergunte ao seu médico sobre o uso do teste sanguíneo 3gAllergy.

*Host A, Andrae S, Charkin S, Diaz-Vazquez C, Dreborg S, Eigenmann PA, et al. Allergy testing in children: why, who,when and how? Allergy 2003;58:559-69.

Como educar os seus filhos?
Ajude as crianças e descobrir a magia de uma saúde melhor


*A disponibilidade do produto varia de país a país.